Coordenador : Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388472.2206.73985.01022023
Unidade/Órgão Adm.: EST
Departamento/Setor: LITS
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O curso de língua Guarani Mbya será realizado por 2 professores em 6 turmas mensais de 40 alunos cada, totalizando 240 alunos. A duração do curso será de 30 dias cada turma, sendo que o projeto é para duração de um ano, com renovação das turmas mensalmente.
Local de atuação: Maricá
Objetivo
A presente proposta tem como objetivo assessorar o município de Maricá na elaboração de programas de capacitação na área de empreendedorismo para o público das aldeias indígenas para fortalecimento de uma cultura de oportunidades, geração de empregos e gestão de renda, e o curso de língua Guarani para público em geral, além do desenvolvimento de documentários sobre as aldeias. Considerando as atividades produtivas existentes, as de potencial desenvolvimento e vocações, em âmbito local, para aproveitamento e democratização dos saberes técnicas dos centros de excelência acadêmica e técnica de formação executiva e empreendedora, na construção de vantagens comparativas e externalidades positivas de forma articulada junto aos setores de Maricá. Objetivos Específicos I- Aproveitar as informações de desenvolvimento, com articulação de dados para o desenvolvimento e fomento do Empreendedorismo para público das aldeias indígenas; III- Criar soluções e alternativas municipais com estímulo para a inovação; IV - Levar conhecimentos através do curso básico de língua Guarani para que possam entender, falar e se comunicar com povos da etnia guarani; V – Desenvolvimento de documentário sobre as aldeias indígenas.
Resumo
Assessorar o município de Maricá na elaboração de programas de capacitação na área de empreendedorismo para o público das aldeias indígenas para fortalecimento de uma cultura de oportunidades, geração de empregos e gestão de renda, e o curso de língua Guarani para público em geral, além do desenvolvimento de documentários sobre as aldeias.